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segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Matemática e as TIC.


“Os saberes que viajam por ondas invisíveis modificam o mundo com rapidez incomensurável”. Robison Sá.

Numa era de desenvolvimento cada vez maior das Novas Tecnologias, é fundamental que os alunos se familiarizem com o computador e/ou programas específicos para aprofundar mais e melhor a sua aprendizagem na disciplina da Matemática. A sociedade de hoje necessita como nunca de indivíduos criativos e hábeis na resolução de problemas diversificados, que dominem as «máquinas», ainda que sejam capazes de elaborar outras mais evoluídas. Para isso precisamos criar condições de acesso e utilização da informação de forma adequada, produzindo então o exercício de uma cidadania proactiva e reflexiva.


Um projeto realizado pelo núcleo de ensino da Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostrou que o uso de ferramentas tecnológicas educativas melhorava 32% do rendimento dos alunos em Matemática comparativamente com os conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. E, para além disso, "os alunos que têm maior dificuldade de aprendizagem são os mais beneficiados”, evidenciando então “a importância de olhar com mais atenção para a criação e difusão de recursos que ajudem a inovar as metodologias didáticas" diz Silvio Fiscarelli, coordenador do mesmo projeto e responsável pelo departamento de didática da Unesp.

A globalização de informações revolucionou para sempre a forma como se entende o processo de ensino e aprendizagem. O ensino passa por uma nova reformulação e procura adaptar-se às novas realidades da sociedade atual sedenta por informações atualizadas em curtos espaços de tempo e de aplicabilidade imediata. Os profissionais da docência buscam alcançar os níveis de compreensão adequados às novas formas de comunicação e assim caminhando a passos iguais com os discentes caracterizados pela própria marca da revolução digital do mundo contemporâneo. A escola deve estar por isso preparada para receber esses novos «aprendizes», pois estes apresentam necessidades novas e novos conhecimentos adquiridos fora do quotidiano escolar.

Como é sabido, os modelos matemáticos nasceram da necessidade de explicar determinados fenómenos por meio de métodos e conceitos matemáticos; e uma nova plataforma de conhecimentos permite-nos abstrair da realidade, convertê-la num «campo» matemático, resolvendo o problema inicial perante uma avaliação criteriosa e objetiva segundo os dados obtidos.

Nessa ótica, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) facilitam o contato entre as pessoas e, com o nascimento da Internet, a acessibilidade aos saberes acumulados tornou-se «palpável» e fora dos parâmetros outrora pertencentes ao decorrer de uma aula denominada tradicional. Na verdade, a escola já não é mais a detentora dos saberes e os professores já não são mais os transmissores de conhecimentos; donde, os espaços educacionais sofrem mudanças rápidas e os livros impressos e os quadros negros começam a ser substituídos por e-books ou DVDs, computadores ou Tablets com acesso à Internet, etc.

Já no passado existiu uma época em que escrevíamos em pedaços de argila ou na areia ou realizávamos inscrições sobre ossos, por exemplo.


Com a chegada do computador conseguimos também chegar a uma poderosa ferramenta de cálculo, facilitando a manipulação de várias ferramentas matemáticas e suas aplicações sociais, algo que antes era realizado manualmente, causando uma sensação enfadonha. Outro aspeto importante é a possibilidade de simulação de fenómenos naturais, pois antes tínhamos que efetuar tais simulações alterando o meio ambiente ou manipulando elementos isolados da natureza, apesar de possibilitar uma reação bastante diferente da esperada. 


Para finalizar: ver abaixo uma notícia em bom português J

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